Sugestão de Atividade Prática com Enzimas

Aula prática

Introdução:

Atividade prática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

A atividade proposta é sobre a ação de enzimas presentes na saliva (Amilase Salivar) sobre o amido.


O amido é um polissacarídeo de reserva energética dos vegetais, produzido pelo processo da fotossíntese e acumulado geralmente em órgãos como sementes, raízes tuberosas, tubérculos e frutos sob a forma de grãos (Figura 1).

Figura 1 – Grãos de amido presentes no interior das células dos tecidos de armazenamento da batata. Extraído de sanabria.j.googlepages.com/starch.jpg/starch-... Consulta em 14/10/09.



Quando um indivíduo ingere um alimento a base de amido, como uma batata, por exemplo, o processo de digestão dessa substância inicia-se na boca. Outros alimentos que não possuem amido em sua composição, são apenas triturados na boca, sendo posteriormente digeridos no estômago e no intestino delgado.

É relativamente fácil conhecer os alimentos que possuem amido em sua composição, desde que se saiba a origem botânica de tais alimentos. Por exemplo: a tapioca é feita a partir da mandioca, que é uma raiz tuberosa. Portanto, na tapioca certamente haverá amido.

No entanto, para determinarmos com certeza a presença de amido nos alimentos é importante utilizar uma solução indicadora, que pode ser uma solução de iodo ou lugol. O iodo é um importante indicador da presença de amido através da mudança de cor. Alimentos que possuem amido em sua composição geralmente ficam com uma tonalidade azulada, arroxeada ou quase negra quando colocamos algumas gotas de solução de iodo ou lugol sobre eles (Figura 2).


Figura 2 – Grãos de amido presentes em um caule (corte transversal). Verificar coloração arroxeada devido ao lugol. Extraída de lh5.ggpht.com/.../WUUt--6q5RU/CIMG1629.JPG. Consulta em 14/10/09.


Materiais necessários ao experimento:

Água
1 vidro conta gotas com lugol
1 copinho plástico ou pequeno Becker
Tubos de ensaio
Uma estante para tubos de ensaio
Uma espátula

Procedimentos:

1º Coloque água no Becker e acrescente duas espátulas de solução de amido (por exemplo, amido de milho em pó). Misture bem.

2º Numere os tubos de ensaio (1 e 2) e coloque-os na estante.

3º Coloque em cada tubo 4 espátulas da mistura de amido + água.

4º Acrescente 3 espátulas de saliva no tubo 2 e agite.

5º Espere 30 minutos e pingue uma gota de lugol em cada tubo.

6º Analise os resultados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário