No Brasil,
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são diretrizes elaboradas
pelo Governo Federal que orientam a educação. São separados por disciplina. Além
da rede pública, a rede privada de ensino também adota os
parâmetros, porém sem caráter obrigatório.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de
ciências no ensino fundamental:
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio foram instituídos
como Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio por meio da
Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998, que foi precedida por debates com
setores organizados da sociedade civil e por formulações de consultores e especialistas na
área educacional.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de
ciências no ensino médio:
Coleção - Explorando o ensino de Biologia
Eixos
Temáticos
Com o propósito de organizar
a eleição e a articulação entre os diversos conteúdos que compõem a área de
Ciências Naturais, os PCNs propõem o desenvolvimento de quatro eixos temáticos
que são: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Terra e Universo e Tecnologia e
Sociedade. A cada um desses eixos temáticos corresponde uma eleição de
conteúdos articulados com o propósito de atender aos objetivos de Ciências
Naturais para o Ensino Fundamental.
A compreensão dos fenômenos
naturais articulados entre si e com a tecnologia, confere à área de Ciências
Naturais uma perspectiva interdisciplinar, pois abrange conhecimentos
biológicos, físicos, químicos, sociais, culturais e tecnológicos. A opção do
professor em organizar os seus planos de ensino, segundo temas de trabalho e
problemas para investigação, facilita o tratamento interdisciplinar das
Ciências Naturais. É uma prática que, nesta área, já vem se tornando frequente
e é recomendável, pois permite a organização de conteúdos de modo flexível e
compatível com os seus critérios de seleção.
Alguns assuntos podem ser
indicados para mais de um ciclo, considerando-se os eixos temáticos e os temas
transversais: Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Ética, Pluralidade
Cultural, Trabalho e Consumo.
A transversalidade pode ser
um caminho para abordar, na sala de aula de Ciências, questões atuais como
poluição, desmatamento, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção quanto
ao uso de drogas.
Para exemplificar, o tema
“alimentação” pode ser trabalhado tanto no primeiro ciclo como no terceiro. No
primeiro ciclo pode ser sugerido aos alunos uma investigação comparativa dos
ambientes, como hortas, pomares, grandes plantações e criações que dão origem
aos alimentos: as informações podem ser coletadas em ilustrações informativas,
visitas ou acompanhamento da própria horta escolar (“Vida e Ambiente”).
Valoriza-se a higiene no preparo das refeições. Investigam-se os hábitos
alimentares dos estudantes e a importância de uma alimentação variada. (“Ser
humano e Saúde” e “Pluralidade Cultural”). A preparação artesanal ou industrial
de alimentos pode ser investigada em visitas e oficinas (“Tecnologia e Sociedade”).
Observe que três eixos temáticos foram trabalhados neste tema.
No terceiro ciclo o tema
“alimentação” pode ser organizado inicialmente por meio de investigação sobre a
participação humana em cadeias alimentares de vários ambientes e os diferentes
processos de obtenção de alimento nos seres vivos (“Vida e Ambiente”). Os
hábitos alimentares nas diversas culturas humanas também podem ser pesquisados
(Pluralidade Cultural), interpretando rótulos de alimentos industrializados e
comparando processos de conservação desses alimentos a processos domésticos
(“Ser Humano e Saúde” e Tecnologia e Sociedade). A partir de dados
estatísticos, é possível refletir sobre a fome e as doenças decorrentes de
carência alimentar (“Saúde e Trabalho” e “Consumo”).
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