Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências Naturais e Biológicas e Eixos Temáticos

No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam a educação. São separados por disciplina. Além da rede pública, a rede privada de ensino também adota os parâmetros, porém sem caráter obrigatório.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de ciências no ensino fundamental:



Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio foram instituídos como Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio por meio da Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998, que foi precedida por debates com setores organizados da sociedade civil e por formulações de consultores e especialistas na área educacional.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais de ciências no ensino médio:



Coleção - Explorando o ensino de Biologia



Eixos Temáticos


Com o propósito de organizar a eleição e a articulação entre os diversos conteúdos que compõem a área de Ciências Naturais, os PCNs propõem o desenvolvimento de quatro eixos temáticos que são: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Terra e Universo e Tecnologia e Sociedade. A cada um desses eixos temáticos corresponde uma eleição de conteúdos articulados com o propósito de atender aos objetivos de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental.

A compreensão dos fenômenos naturais articulados entre si e com a tecnologia, confere à área de Ciências Naturais uma perspectiva interdisciplinar, pois abrange conhecimentos biológicos, físicos, químicos, sociais, culturais e tecnológicos. A opção do professor em organizar os seus planos de ensino, segundo temas de trabalho e problemas para investigação, facilita o tratamento interdisciplinar das Ciências Naturais. É uma prática que, nesta área, já vem se tornando frequente e é recomendável, pois permite a organização de conteúdos de modo flexível e compatível com os seus critérios de seleção.

Alguns assuntos podem ser indicados para mais de um ciclo, considerando-se os eixos temáticos e os temas transversais: Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Ética, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo.

A transversalidade pode ser um caminho para abordar, na sala de aula de Ciências, questões atuais como poluição, desmatamento, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção quanto ao uso de drogas.

Para exemplificar, o tema “alimentação” pode ser trabalhado tanto no primeiro ciclo como no terceiro. No primeiro ciclo pode ser sugerido aos alunos uma investigação comparativa dos ambientes, como hortas, pomares, grandes plantações e criações que dão origem aos alimentos: as informações podem ser coletadas em ilustrações informativas, visitas ou acompanhamento da própria horta escolar (“Vida e Ambiente”). Valoriza-se a higiene no preparo das refeições. Investigam-se os hábitos alimentares dos estudantes e a importância de uma alimentação variada. (“Ser humano e Saúde” e “Pluralidade Cultural”). A preparação artesanal ou industrial de alimentos pode ser investigada em visitas e oficinas (“Tecnologia e Sociedade”). Observe que três eixos temáticos foram trabalhados neste tema.

No terceiro ciclo o tema “alimentação” pode ser organizado inicialmente por meio de investigação sobre a participação humana em cadeias alimentares de vários ambientes e os diferentes processos de obtenção de alimento nos seres vivos (“Vida e Ambiente”). Os hábitos alimentares nas diversas culturas humanas também podem ser pesquisados (Pluralidade Cultural), interpretando rótulos de alimentos industrializados e comparando processos de conservação desses alimentos a processos domésticos (“Ser Humano e Saúde” e Tecnologia e Sociedade). A partir de dados estatísticos, é possível refletir sobre a fome e as doenças decorrentes de carência alimentar (“Saúde e Trabalho” e “Consumo”).

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