Trypanosoma cruzi (Doença de Chagas)

Protozoário Trypanosoma cruzi




Taxonomia: 

Reino: Excavata
Filo: Euglenozoa 
Classe: Kinetoplastea 
Ordem: Trypanosomatida 
Família: Trypanosomatidae 
Gênero: Trypanosoma 
Espécie: Trypanosoma cruzi 



O Trypanosoma cruzi é um protozoário unicelular, dotado de um núcleo diferenciado e contendo, no citoplasma, uma estrutura característica – o cinetoplasto – ligado a sua longa mitocôndria. O cinetoplasto contém um DNA especial, o kDNA. De suas proximidades parte um flagelo curto ou longo. Esses flagelados multiplicam-se por divisão binária simples, iniciando-se a reprodução pela duplicação do corpúsculo basal do flagelo e do cinetoplasto.
O Trypanosoma cruzi apresenta três formas morfológicas no ciclo evolutivo: tripomastigota, amastigota e epimastigota.





A Doença de Chagas, transmitida por insetos triatomíneos se dá através da entrada do parasita Trypanosoma no sangue dos humanos a partir do ferimento da “picada” por triatomas que é transmitida por insetos hemípteros hematófagos da família Reduviidae e subfamília Triatominae, seu vetor. Estes insetos são popularmente conhecidos como barbeiros, chupões, procotós (sertão da Paraíba), vum-vum (Bahia), chupança (Mato Grosso), vinchucas (países andinos), chincha voladora (México), kissing bugs (Estados Unidos). Estes infectam células do hospedeiro, como as do coração. No interior destas, o parasita ganha forma arredondada (amastigotas).



Estes triatomas, possuem hábitos noturnos. Durante o dia, são encontrados nas fendas das paredes de casas não rebocadas, telhados de palha, vivem no domicílio e região Peri domiciliar e vivem de 9 a 20 meses. Durante seu ciclo de vida alimentam-se de sangue e contaminam-se com o parasita quando sugam sangue de animais mamíferos infectados, que são os reservatórios naturais (bovinos, por exemplo) ou mesmo outros humanos contaminados.

Uma vez no tubo digestivo do barbeiro, o parasita é eliminado nas fezes junto ao ponto da “picada”, quando sugam o sangue dos humanos que por aí infectam-se.



Outras formas de contato ocorre na vida intra-uterina por meio de gestantes contaminadas, de transfusões sanguíneas ou acidentes com instrumentos de punção em laboratórios por profissionais da saúde, estas duas últimas bem mais raras. Podem ainda ser ingeridos por triatomíneos, onde cumprirão seu ciclo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário