Dominó dos tipos de raízes encontrados na natureza

Dominó dos tipos de raízes encontrados na natureza

Conteúdo estruturante: Raízes.

Conteúdo básico: Tipos de raízes encontrados na natureza.

Objetivo pedagógico: Fazer com que os alunos reconheçam os diversos tipos de raízes encontrados na natureza e associa- las com mais facilidade, de uma forma divertida e descontraída.

Confecção do jogo:

Material necessário: 
  •      Xérox do molde com as peças do dominó;
  •            Cola e tesoura Cartolina;
  •          As Imagens que formarão as peças contendo todos os tipos de raízes, de forma duplicada para obter mais peças e facilitar as jogadas, assim como todos os nomes correspondentes a elas.

Procedimento: Colar as peças do molde na cartolina ou papel cartão. Recortar as peças com cuidado nas linhas laterais e colar os nome dos tipos de raízes e imagens das mesmas fornecidas, dentro deste molde.


Como jogar: Formar equipes de quatro alunos. Para cada equipe distribuir um jogo contendo vinte peças diferentes. As peças deverão ser viradas para baixo e misturadas. Todos tem direito de remexer as peças se achar necessário. Cada participante pega cinco peças, procurando não mostrá-los aos demais. Começa o jogo quem tiver a figura da raiz tabular. Iniciado o jogo, cada participante (em sentido horário) coloca uma peça que se encaixe em uma das pontas, com a determinada imagem da raiz em questão que está se formando com as peças que estão sendo colocadas. Caso o participante não tenha uma peça que se encaixe, este passará a vez para o seguinte. Vence o participante que descarregar todas as peças da mão. Caso o jogo fique travado, vence aquele que tiver menor número de peças na mão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário