As Fórmulas Químicas e o Mol

Fórmulas químicas


Apenas símbolos são usados para representar elementos ou seus átomos, as fórmulas são usadas para representar compostos ou agregados de seus átomos. Vários tipos de fórmulas químicas são úteis, sendo que as mais importantes são as fórmulas moleculares, as empíricas e as estruturais.

A fórmula molecular emprega um símbolo e um subíndice para indicar o número de cada tipo de átomo na molécula. Uma molécula de água consiste em 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio, assim sua fórmula molecular é H2O. Assim, a fórmula molecular indica o número real de átomos de cada elemento presentes na molécula.

A fórmula empírica que é também conhecida como fórmula mínima fornece somente o número relativo de átomos presentes em um composto, indicando a menor razão de números inteiros entre os átomos de diferentes elementos. A Tabela 1.1 mostra alguns exemplos de fórmulas moleculares e mínimas para certos compostos, visando ajudar o entendimento e possibilitando a visualização das diferenças entre os dois tipos de fórmulas.
Tabela 1. 1. Fórmulas molecular e mínima de alguns compostos


fórmula molecular
fórmula mínima
água
H2O
H2O
amônia
NH3
NH3
benzeno
C6H6
CH
acetileno
C2H2
CH

fórmula estrutural de uma substância molecular dá o número de cada tipo de átomo na molécula e mostra como estão ligados entre si. Em uma fórmula estrutural, os traços entre os diferentes símbolos atômicos representam as ligações químicas que fazem a ligação entre os átomos na molécula. Este tipo de fórmula fornece informação suficiente para escrever as fórmulas molecular e empírica.
F.M. = C2H6O
Figura 1. 1. Fórmulas estruturais do etanol e do éter dimetílico



No caso apresentado na Figura 1.1, as fórmulas moleculares do etanol e do éter dimetílico são iguais. Entretanto, a ligação entre os átomos é diferente e só conseguimos observar a diferenciação entre os compostos através de suas fórmulas estruturais. Deste modo, a fórmula mais desejável é a estrutural, uma vez que possui todas as informações fornecidas pelos outros dois tipos de fórmula. Todavia, quanto mais informações uma fórmula fornece, mais difícil é chegar a ela experimentalmente.



Mol

As dimensões minúsculas dos átomos tornam impossíveis os trabalhos com um deles individualmente. Assim, em qualquer laboratório da vida real, é necessário o aumento destas quantidades até o ponto em que possam ser vistas e manipuladas. Por essa razão, foi especificado um número total de átomos em uma amostra, do mesmo modo como habitualmente usamos a dúzia para ovos ou para frutas. A “dúzia química” chama-se mol.
Utilizando uma tabela de massas atômicas sabemos que a massa atômica do oxigênio, ou seja, de um átomo deste elemento, é 16 u. Para que o valor da massa seja 16 g é necessária uma quantidade muito grande destes átomos: 6,02 × 1023. Seguindo o mesmo raciocínio para o elemento enxofre, sua massa atômica é 32 u. O agrupamento que possui massa de 32 g é formado por 6,02 × 1023 átomos de enxofre. O número de átomos em ambos os grupos exemplificados é o mesmo. Isto acontece, pois se o enxofre tem massa de aproximadamente duas vezes a massa do oxigênio, então 6,02 × 1023átomos de enxofre devem ter uma massa de aproximadamente duas vezes a massa de 6,02 × 1023 átomos de oxigênio. As razões entre as massas de enxofre e de oxigênio são constantes. Ao número 6,02 × 1023 é dado o nome de número de Avogadro. Este é o número de átomos de qualquer elemento que deve ser reunido com a finalidade de que o grupo inteiro apresente uma massa em gramas que é numericamente igual à massa atômica em u.
Os átomos de hidrogênio e oxigênio se combinam numa razão de 2 para 1 para formar a água como apresentado a seguir:
2 átomos de H + 1 átomo de O → 1 molécula de H2O

A mesma relação entre as massas dos elementos oxigênio e enxofre, explicada anteriormente, é mantida neste caso. Assim, mantém-se a razão 2 para 1 (2:1) quando aumentamos as quantidades para mol (6,02 × 1023):
2 mol de H + 1 mol de O → 1 mol de H2O

Concluindo, o raciocínio em mol é sempre o mesmo: 1 mol = 6,02 × 1023. Logo, 1 mol de átomos = 6,02 × 1023 átomos

1 mol de moléculas = 6,02 × 1023 moléculas.





Nenhum comentário :

Postar um comentário