(Vermes Pseudocelomados) - Filo Nematomorpha, Filo Acanthocephala, Filo Kinorhyncha

Temática: Vermes Pseudocelomados II - Filo Nematomorpha, Filo Acanthocephala, Filo Kinorhyncha

FILO NEMATOMORPHA




Os vermes nematomorfos são conhecidos como vermes-crina de cavalo. São parasitas longos e delgados de insetos e crustáceos, mas de vida livre como adultos. Variam de 10 a 700mm de comprimento, mas somente de 0,3 a 2,5mm de diâmetro, sendo as fêmeas mais longas que os machos. Costumam viver em águas de tanques, córregos calmos, poças de chuva ou gamelas de beber. Cerca de 80 espécies são conhecidas. Com exceção de Nectonema que é marinho, todos são de água doce ou terrestre.

As características gerais do filo são:
a) Corpo cilíndrico, obtusamente arredondado nas extremidades; simetria bilateral; sem segmentação;
b) Superfície da cutícula contendo placas complexas ou papilas;
c) Uma camada de músculos longitudinais, incompletas nas extremidades do corpo;
d) Pseudoceloma aberto (Nectonema) ou quase totalmente preenchido com mesênquima (Gordioidea);
e) trato digestivo degenerado, vermes jovens absorvem alimento dos hospedeiros, adultos não se alimentam;
f) sem órgãos circulatórios, respiratórios ou excretores;
g) anel nervoso ao redor do esôfago, ligando-se a um cordão nervoso mediano-ventral (também um cordão dorsal em Nectonema);
h) sexos separados, uma ou duas gônadas, na cavidade do corpo; ductos reprodutores pares, desembocando em cloaca; ovos de Gordioidea diminutos, em fitas longas gelatinosas expandidas (até 2 metros), em vegetação aquática.

Ciclo de vida
A larva Gordius pode medir até 0,25mm de comprimento, nada por apenas um dia na água e encista em vegetação úmida. Se tomada como alimento por um grilo, gafanhoto ou certos besouros, ela penetra no hemocele do inseto, alimenta-se dos tecidos circundantes absorvendo o material através da parede do corpo, e em várias semanas ou meses, após algumas mudas, torna-se adulta; se o hospedeiro então se aproxima da água, o verme emerge. O acasalamento dá-se por enrolamento espiral da extremidade posterior dos dois sexos e migração de espermatozoides do macho para o receptáculo seminal da fêmea.


Nectonema é uma forma marinha pelágica com 200mm de comprimento e coberta com cerdas natatórias, as larvas são parasitas de caranguejos. Estes animais têm sido frequentemente reunidos aos nematódeos devido à forma do seu corpo, presença de cutícula, ausência de segmentação e musculatura simples; diferem por terem a cavidade do corpo preenchida com mesênquima e um ou dois cordões nervosos.

FILO ACANTHOCEPHALA



O aspecto pelo qual o grupo é denominado, vermes de cabeça espinhuda  (do grego, acanthós = espinho + kephale = cabeça) é devido a probóscide anterior cilíndrica contendo espinhos recurvados que servem para fixar o verme ao intestino do hospedeiro.
Existem cerca de 500 ou mais espécies de acantocéfalos que podem medir de 1,5 a 650 mm de comprimento e são parasitas de peixes e mamíferos.

As características gerais são:
a) Extremidade anterior com probóscide retrátil, armada com ganchos; vermiformes, fêmeas geralmente maiores que os machos; simetria bilateral;
b) Cutícula fina, secretada pela epiderme sincicial posterior; macho com dois testículos; ovário da fêmea não permanente;
c) Camadas musculares: externa circular, interna longitudinal;
d) Cavidade do corpo um pseudoceloma;
e) Região do pescoço com dois sacos internos alongados (lemniscos), servindo como reservatórios de líquido quando a probóscide está retraída;
f) Sem órgãos digestivos, circulatórios ou respiratórios;
g) Dois protonefrídios ou nenhum;
h) Gânglio nervoso em bainha da probóscide, nervos para a probóscide e corpo;
i) Sexos separados, gônadas em ligamento entre bainha da probóscide e extremidade posterior; maço com dois testículos; ovário da fêmea não permanente;
j) Constância nuclear no corpo.

Os animais adultos prendem-se à parede intestinal de seu hospedeiro vertebrado, absorvendo o alimento diretamente do intestino do hospedeiro. No acasalamento, os espermatozoides são transferidos para a fêmea por meio de um pênis protrátil.





O desenvolvimento ocorre no interior da fêmea até um estágio larval com ganchos, quando as larvas são encerradas por uma casca. Depois são libertadas para sair (fezes) do hospedeiro. Quando os ovos são comidos pelo hospedeiro intermediário, um artrópode, as larvas eclodem e penetram no hemocele. Neste estágio a larva é chamada de acântor. Para completar o ciclo vital é necessário que o hospedeiro da larva seja por sua vez comido pelo hospedeiro do verme adulto.

As larvas dos que vivem em hospedeiros terrestres geralmente se desenvolvem em insetos, e as que vivem em vertebrados aquáticos, em crustáceos. Quando presentes em grande número, os acantocéfalos podem causar grandes danos à parede intestinal do hospedeiro. Macracanthorhynchus hirudinaceus é comum em porcos e ocasionalmente no homem; o macho mede de 50 a 100 por 3 a 5mm e a fêmea de 100 a 650 por 4 a 10mm. Seu hospedeiro intermediário são larvas de um besouro, as quais, os porcos frequentemente comem quando se encontram nos pastos.

Os Acanthocephala se assemelham aos filos dos asquelmintes por possuírem uma epiderme sincicial, uma cutícula e constância nuclear. Parentesco com os Turbellaria também tem sido defendido, com base na estrutura do sistema nervoso e na presença de protonefrídios, porém é difícil determinar parentescos verdadeiros.

FILO KINORHYNCHA


Os Kinorhyncha são vermes marinhos um pouco maiores que os rotíferos e gastrótricos, mas não são maiores que 1mm de comprimento. O filo também é chamado de Echinodera devido a seu próprio nome que significa pescoço com espinhos. Este filo consiste de cerca de 70 espécies de vermes marinhos, são encontrados em fundo lodoso e arenoso de mares rasos a profundos. Alimentam-se de algas e de detritos.

As características gerais são:
a) Bilateralmente simétricos, corpo com 13 (ou 14) anéis (zonitos) imbricados, formando o primeiro, o segmento anterior a cabeça e o segundo um pescoço, e ambos são retráteis para dentro do corpo;
 b) Cutícula quitinosa, com espinhos dorsais e laterais, mas sem cílios;
c) Cavidade do corpo um pseudoceloma;
d) Boca na parte anterior da cabeça, estômago-intestino sem revestimento; ânus terminal em anel retrátil;
e) Dois tubos excretores, cada um com células-flama e ducto flagelado;
f) Sistema nervoso na epiderme, anel nervoso em torno da faringe ligando-se ao cordão nervoso mediano-ventral; manchas ocelares em alguns;
g) Sexos separados, cada um com duas gônadas abrindo-se ventralmente ao lado do ânus; sistema masculino com espinhos copulatórios;
h) Desenvolvimento inclui uma série de estágios juvenis.

Este filo é pouco conhecido, a maioria dos registros foi feita nas costas da Europa, mas registros de espécies da África, Japão, Antártica e costas das Américas indicam que o grupo é cosmopolita.





A estrutura do corpo desses animais assemelha-se a de gastrotríquios e rotíferos, mas se distingue destes dois grupos primariamente pela ausência de cílios, pelo corpo marcadamente articulado e pela cabeça retrátil. Assemelham-se aos nematódeos, mas diferem por terem órgãos excretores flagelados pares e órgãos genitais pares. Os cinorrínquios são de sexos separados, porém virtualmente indistinguíveis. Os jovens diferem dos adultos e atingem a maturidade após diversas mudas. Os adultos não sofrem mudas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário