Filo Arthropoda IV- Subfilo Cheliceriformes




Representam os límulos, aranhas, carrapatos, ácaros, escorpiões, aranhas-do-mar, entre outros. Apesar de serem artrópodes possuem apenas um par de peças bucais e não possuem antenas e nem mandíbulas.

O corpo é dividido em um prossoma anterior e um opistossoma posterior. O prossoma geralmente consiste em oito segmentos. O primeiro segmento nunca possui apêndices, o segundo possui quelíceras pareadas (estruturas para a tomada de alimento e para agarrar) e o terceiro possui pedipalpos pareados (apêndices sensoriais, preênseis ou reprodutivos). Do quarto ao sétimo segmento apresentam 8 patas (isto é, quatro pares) para a locomoção  que têm pequenas pinças (quelas) em suas extremidades.

Classe Merostomata
É representada pelos euriptéridos, hoje extintos, e xifosuros ou límulos, denominados de fósseis vivos.            

Subclasse Eurypterida


Os escorpiões de água doce ou euriptéridos de águas gigantes formavam os maiores fósseis já encontrados, de até 3 m de comprimento. Ocorreram no período Ordoviciano ao Permeano e eram muitos semelhantes aos límulos e aos escorpiões. Alguns autores acreditavam que estes animais viveram principalmente em água doce, já outros acreditam que tenham vindo de água doce e salobra.

Subclasse Xiphosurida


São grupos marinhos de origem do Cambriano, sendo representado principalmente pelo Límulus. Apenas três gêneros sobrevivem hoje: Límulus na América do Norte; Carcinoscorpius no Japão; Tachysno Leste das Índias e sul da Ásia.
Os xiphosuros possuem carapaça não segmentada em forma de ferradura e um abdômen largo, que termina em um longo télson. A região do cefalotórax possui cinco pares de pernas locomotoras e um de quelíceras. As brânquias foliáceas em forma de folha aparecem em alguns apêndices abdominais. Apresentam dois olhos compostos e dois simples na carapaça. A alimentação é realizada no período noturno, constituída por vermes e pequenos moluscos. A época de reprodução ocorre no período de maré alta, onde a fêmea faz um buraco na areia depositando seus ovos, posteriormente o macho deposita seus espermatozoides sobre os ovos, antes que a fêmea os cubra com areia. As larvas são denominadas trilobitas devido à semelhança com os trilobitas.

Classe Pycnogonida


Os picnogônidas são artrópodes pequenos (1-10mm de comprimento) e cerca de 1.000 espécies são conhecidas. São chamados de aranhas-do-mar porque possuem quatro pares de pernas locomotoras estreitas e bastante longas. Possuem os metâmetros que estão duplicados em alguns grupos, fazendo com que possuam cinco ou seis pares de pernas em vez de quatro. Apenas os machos apresentam uma perna auxiliar (ovígera) na qual carregam ovos.
O corpo comumente consiste com uma probóscide anterior com ventosa (eles são carnívoros ou comensais de detritos). A maioria desses animais possui quatro pares de olhos. Os apêndices anteriores são suficientemente semelhantes às quelíceras e aos palpos para que estes animais sejam diagnosticados como quelicerados. O opistossoma é extraordinariamente reduzido ou ausente, os órgãos digestórios e as gônadas se estendem até as patas e não existem estruturas respiratórias ou excretoras. O sistema circulatório é caracterizado por um coração.
Os picnogônidos ocorrem em todos os oceanos sendo mais abundantes em águas polares. O gênero Pycnogonum é bastante abundante na região de entre maré nos EUA, possuem pernas curtas e fortes.

Classe Arachnida
Noventa e cinco por cento das espécies são aranhas, ácaros e opiliões. Tipicamente, os aracnídeos são predadores que se alimentam de outros artrópodes. Ao invés de capturá-los por meio de uma locomoção rápida e sustentada, eles usam neurotoxinas (venenos) que paralisam a presa.

Ordem Araneae


As aranhas geralmente têm entre 2 e 10mm de comprimento, mas as tarântulas chegam a medir 90mm. É um grande grupo representado por aproximadamente 35.000 espécies.  Elas são todas carnívoras, alimentam-se quase que exclusivamente de insetos. O cefalotórax (prossoma) é convexo no sentido dorsal, com olhos marginais (tipicamente oito). O abdome é chamado de opistossoma.
As quelíceras capturam a presa e a paralisam com seu veneno, os pedipalpos (separam o prossoma do epistossoma) têm projeções que manipulam o alimento e podem enrolá-lo na seda. Existem quatro pares de patas para a locomoção.
Da mesma forma que se observa nos insetos, a cutícula dos aracnídeos possui uma camada externa que contém cera, a epicutícula, que em graus variáveis resiste à perda de água: alguns escorpiões e carrapatos são tão impermeáveis quanto os insetos.
respiração das aranhas ocorre através de pulmões foliáceos, traquéia ou os dois. Os pulmões foliáceos são bolsas paralelas de ar que se estendem dentro de uma cavidade preenchida de sangue. As traquéias se abrem em espiráculos, similares aos insetos.
O coração do aracnídeo se localiza no dorso do animal, dentro do opistossoma. O sangue serve para transportar o oxigênio e para estender as patas.
O sistema excretor possui os túbulos de Malpighi que juntamente com as glândulas retais realizam a excreção de uma mistura quase seca de urina e fezes. Muitas aranhas também possuem glândulas coxais, que são nefrídeos especializados que fazem a regulação osmótica.

O sistema sensorial é realizado graças às cerdas sensoriais em forma de pêlos. Utilizam para percepções de ar, tensão na teia e podem até mesmo perceber toques realizados na teia pelo macho a procura de uma fêmea.
O macho apresenta o hábito de construir uma teia antes do acasalamento, tece um casulo de seda onde deposita uma gota de espermatozoide e guarda o esperma em regiões do pedipalpo. Já no momento do acasalamento ele insere o pedipalpo na abertura genital da fêmea transferindo o esperma, que será armazenado nos receptáculos seminais femininos. Posteriormente a fêmea irá depositar os seus ovos em uma bolsa de seda chamada ooteca, que irá proteger centenas de ovos que irão eclodir em torno de duas semanas.
O cortejamento em algumas espécies, o macho corre o risco de ser morto e engolido pela fêmea após o acasalamento. O desenvolvimento é direto, em ovos grandes com vitelo central e sem clivagem, como nos insetos.
A seda é produzida em forma líquida que uma vez endurece ao ser puxada pelas fiandeiras. As aranhas utilizam a seda para a transferência de esperma, nos envoltórios para ovos, nos revestimentos dos ninhos, nas teias e na dispersão, as aranhas podem ficar à deriva por longas distâncias. Entretanto, a produção e o uso da seda são essenciais para o grande êxito das aranhas como animais terrestres predadores.

Ordem Scorpionida
Os escorpiões são aracnídeos grandes, de até 9cm de comprimento (uma das espécies chega aos 21cm), com pedipalpos que possuem quelas grandes características e com um opistossoma segmentado estendido que termina em ferrão. Eles são caçadores noturnos, que escavam ou se escondem embaixo de troncos úmidos ou montes de folhas. A maioria precisa de condições úmidas, mas alguns podem viver no deserto. Eles apresentam diversos caracteres primitivos entre os quelicerados, como olhos compostos e um cordão nervoso com gânglios segmentares separados, ao invés de uma massa ganglionar fundida. Os escorpiões apresentam brânquias substituídas por pulmões foliáceos e cílios sensoriais longos e finos. Os escorpiões possuem pentes sensoriais pareados únicos ("pectinas"), que podem ser quimiossensoriais ou podem detectar vibrações no chão.


           
Ordem Opiliões
São comuns em algumas partes do mundo principalmente na região dos Estados Unidos. O abdômen e o cefalotórax são fundidos. Possuem quatro pares de pernas, geralmente muito longas e finas. As quelíceras acabam em uma pinça, com hábitos detritívoros. Exemplo: Mitopus sp.



Ordem Acari


São representados pelos ácaros e carrapatos, é o grupo mais importante dos aracnídeos devido à importância médica e econômica. Existem 30.000 espécies descritas com alguns representantes marinhos, mas a maioria é de água doce. Podem ser encontrados em folhiços e florestas. Ocorrem em todas as regiões do mundo, tanto nos ambientes aquáticos como terrestres até mesmo em regiões inóspitas como desertos e regiões polares. A maioria são parasitas, podem ser animais pequenos variando de milímetros a 3 cm. Suas peças bucais são uma projeção chamada de capítulo.
Ao lado das quelíceras existem os pedipalpos que podem variar em forma e função na alimentação. Na base dos pedipalpos originam-se o hipóstoma e o rostro ou teto que se localiza em cima da boca.
Grande parte dos ácaros transfere os seus espermatozoides diretamente ou em forma de espermatóforos. Do ovo eclode a larva que passa por alguns estágios de ninfas e depois atinge a vida adulta.
Esses animais constroem teias utilizando seda através das glândulas das quelíceras. Os ácaros causam muitas doenças e são os principais transmissores só perdendo para os mosquitos. A espécie Demodex, por exemplo, pode causar sarna em animais domésticos, já a Darcoptes scabei causa sarna no homem, enquanto os carrapatos podem ocasionar febres, entre inúmeras doenças.


Darcoptes scabei


Dermodex

Nenhum comentário :

Postar um comentário