Morfologia Externa e Interna dos Frutos e Sementes e Principais Tipos de Frutos Encontrados na Natureza

Temática:    Morfologia Externa e Interna dos Frutos e Sementes

O fruto é um órgão da planta que, de maneira geral, é originado a partir do desenvolvimento do ovário ou de um conjunto de ovários de uma flor, contendo uma ou várias sementes em seu interior. Cada fruto pode ou não conter outras partes florais em sua formação.  O único grupo de plantas que apresenta frutos é o das angiospermas, cujo nome vem do grego angeion = urna e sperma = semente.  Geralmente, o ovário só se transforma em um fruto após a polinização e conseqüente fecundação do gineceu da flor. Na literatura, admitem-se as possibilidades dos grãos de pólen carregar um hormônio que determina o desenvolvimento do ovário e da semente em formação que libera hormônios que induzem o grande desenvolvimento da parede do ovário, formando o fruto.  Conhecem-se, no entanto, casos de formação de frutos sem a ocorrência dessa fecundação. São os chamados FRUTOS PARTENOCÁRPICOS (do grego parthenos = virgem; karpos = fruto), os quais não apresentam sementes. As bananas cultivadas são exemplos familiares dessa condição excepcional de frutos que normalmente se desenvolvem por partenocarpia. No caso da banana (Figura 1) existe apenas reprodução natural assexuada (vegetativa), por meio de brotos que surgem do grande rizoma (caule subterrâneo). Já o limão Taiti e a laranja Bahia, frutos que também não apresentam sementes são espécies selecionadas pelo homem, por meio do melhoramento Vegetal, e mantidas em culturas por intermédio de enxertos, que são processos realizados pelo homem para a propagação dessas espécies.




Os frutos podem apresentar em seu interior uma ou mais sementes e, quando são ingeridos, contribuem para a sua dispersão na natureza e com isso, auxiliam na propagação e na distribuição geográfica das variadas espécies de angiospermas.   Em muitas espécies, os frutos são extremamente leves e apresentam expansões em forma de asas (frutos alados), que permitem seu transporte pelo vento. Outras espécies possuem frutos dotados de ganchos, que se emaranham nos pêlos ou nas penas de animais e são por eles carregados.
Certos frutos, por serem vistosos e saborosos, são devorados por pássaros e por outros herbívoros, como morcegos frugívoros, que as eliminam em locais distantes de onde são produzidos.  Um exemplo interessante de adaptação à dispersão da semente é o fruto do coco-da-Bahia, dotado de um envoltório fibroso e cheio de ar que permite a flutuação. Desse modo, o coco é transportado pelas correntes marinhas até praias onde possa germinar.   Um fruto é constituído por duas partes fundamentais: PERICARPO e SEMENTE. Na maioria dos frutos conhecidos, o Pericarpo é constituído por  três partes, porém, em alguns frutos, ele apenas funciona como a casca do fruto, sendo a parte comestível um ARILO (envoltório carnoso da semente). Ex. Lichia.



O Pericarpo: origina-se do desenvolvimento da Parede do ovário e é constituído por três partes, em geral: EPICARPO OU EXOCARPO; MESOCARPO E ENDOCARPO.



Epicarpo: Originado da epiderme externa do carpelo. Pode conter estômatos e pelos protetores.
Mesocarpo: Originado do mesófilo da folha carpelar. É quase sempre espesso e acumula substâncias nutritivas.
Endocarpo: Originado da epiderme interna das folhas carpelares. É a camada mais interna do fruto, a qual envolve a semente. Pode também conter substâncias nutritivas, sendo, em muitos casos, a parte comestível do fruto.

Algumas vezes, o endocarpo é impregnado com lignina (substância impermeabilizante que lhe confere rigidez), que participa da formação do caroço, como no pêssego, manga, azeitona, ameixa, entre outros. Assim podemos concluir que o caroço não é sinônimo de semente.

 Mas afinal, o que é uma semente?

 A semente pode ser considerada como a estrutura formada pela maturação do óvulo nas plantas com flores após a fecundação. Uma semente é constituída por uma casca ou tegumento, por reserva nutritiva e pelo embrião, que irá se desenvolver após o início da germinação para formar uma nova planta.  As sementes representam um importante avanço na história evolutiva das plantas, pois insere um embrião em seu interior protegido das variações bruscas do ambiente. Alguns autores a consideram como o “embrião pronto para viagem”. Por meio de consumo de frutos, os animais atuam como verdadeiros dispersores das sementes, no qual auxilia na propagação das espécies de plantas ma natureza.


Temática: Principais Tipos de Frutos Encontrados na Natureza

Os frutos são geralmente classificados como SIMPLES, AGREGADOS ou MÚLTIPLOS, no qual depende do arranjo dos carpelos a partir dos quais os frutos se desenvolveram.   FRUTOS SIMPLES São formados por um único carpelo ou por vários carpelos unidos. São os mais comuns na natureza.  FRUTOS AGREGADOS São formados por vários carpelos separados de um mesmo gineceu. As partes individuais do fruto agregado são conhecidas como FRUTÍCULOS e podem ser vistas, por exemplo, no fruto da framboesa, do morango e da magnólia (Fig. 1).


FRUTOS MÚLTIPLOS São formados por gineceu de mais de uma flor. O abacaxi, por exemplo, é um fruto múltiplo formado por ovários anteriormente separados que se fundiram ao eixo da inflorescência. (As outras partes florais ficaram espremidas entre os ovários em desenvolvimento). Portanto, podemos chamar o abacaxi de fruto múltiplo ou infrutescência (Figura 2).


Infrutescência do abacaxi, formado a partir da união das várias flores com o eixo da inflorescência. Notar a presença de variados frutículos (Setas).


Os frutos simples são de longe os mais diversificados na natureza. Quando maduros podem ser macios e carnosos ou secos e lenhosos. Existem três tipos principais de frutos carnosos: BAGAS, DRUPAS E POMOS.  Nas bagas como, por exemplo, tomates, uvas, laranjas, podem ocorrer um ou mais carpelos, comumente com várias sementes. As camadas internas do fruto são carnosas.   Nas drupas, também podem ocorrer um ou vários carpelos, mas cada carpelo contém somente uma semente. A camada mais interna do fruto é dura e aderida firmemente à semente (formando o que chamamos de caroço). São exemplos de drupas pêssegos, azeitonas e ameixas. Os cocos são também drupas cujas camadas mais externas são fibrosas em vez de carnosas (Figura 3).



Os pomos são frutos carnosos muito especializados. A porção mais interna do pomo (o endocarpo) parece uma membrana grossa, como você deve ter visto ao comer maçãs ou pêras, os dois exemplos mais comuns desse tipo de fruto.
Na literatura também encontramos que as maçãs, pêras, marmelos, bem como o caju, são PSEUDOFRUTOS. Tais frutos são assim classificados porque são originados de outras partes da flor, diferentes do ovário (Figura 4).

Foto do caju. A parte carnosa corresponde ao pseudofruto e a castanha corresponde a um fruto seco, formado apenas por pericarpo e semente.

Os frutos simples secos são classificados em DEISCENTES e INDEISCENTES. Nos frutos deiscentes, o tecido da parede do ovário maduro (pericarpo) abre e libera as sementes para disseminação. É o caso dos frutos secos do tipo vagem, como feijão, ervilha, pata-de-vaca, ipê e frutos como os da magnólia, da mostarda, da papoula, entre outros.  Os frutos indeiscentes, por outro lado, são aqueles nos quais as sementes permanecem no interior do fruto mesmo após este ser liberado da planta-mãe. Estes frutos são encontrados em diferentes famílias de plantas.  Exemplos de plantas que apresentam frutos secos indeiscentes são: morango, cuja pequena semente fica solta na cavidade interna do fruto (também muito pequeno); milho, cuja semente fica unida à parede do fruto; avelã, com frutos de paredes muito duras, entre outros. 
Tipos de frutos simples, secos e deiscentes:

a) FOLÍCULOS São frutos derivados de um único carpelo que se abre em um dos lados (como nas plantas da família da planta tóxica oficial-de-sala). Folículos também são característicos das magnólias e das esporinhas.
b)  LEGUME Os legumes se parecem com os folículos, mas eles se abrem de ambos os lados. Exemplo: ervilha, vagem (Figura 5).
c)  SÍLIQUA São frutos formados por dois carpelos fundidos. Na maturação, os dois lados do fruto se abrem, deixando as sementes presas a uma porção central persistente. Exemplo é o fruto da mostarda.  
d)  CÁPSULA É o mais comum tipo de fruto seco deiscente formado por ovários compostos em plantas com ovário súpero ou ínfero. As cápsulas liberam suas sementes de diferentes maneiras:

 Na Família da Papoula (Papaveraceae), as sementes são freqüentemente liberadas quando a cápsula se abre longitudinalmente, mas em alguns membros dessa Família elas são liberadas por poros que se formam próximo ao ápice do fruto (Papaver somniferum).

Tipos de frutos secos e indeiscentes

O tipo mais comum é o AQÜÊNIO, um fruto pequeno, com uma única semente que fica solta na cavidade interna do fruto, exceto por sua ligação por meio do funículo. Exemplo de fruto tipo aquênio é o do morango.  
SÂMARAS São aquênios alados, como o encontrado no chamado falso-plátano.   CARIOPSES Também chamados de grãos são frutos nos qual o envoltório da semente é firmemente unido à parede do fruto. É o que ocorre nas gramíneas e no milho.
CIPSELAS Pequenos frutos indeiscentes observados na planta conhecida popularmente como dente-de-leão (aquela plantinha que tem flores amarelas, mas que forma frutos em tufos esbranquiçados na ponta de caules longos e que as crianças costumam assoprar). Nesses frutos, um cálice modifica-se numa estrutura plumosa, o que facilita sua dispersão pelo vento. É uma maneira de facilitar a dispersão da semente e propagar a espécie.

NOZES São frutos que se assemelham aos aquênios, mas têm uma parede do fruto muito dura. São originados de ovários compostos. Exemplo: fruto do castanheiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário