Micorrizas (Associação Biológica entre Fungos e Raízes de Plantas Vasculares)

Um dos exemplos mais interessantes e ecologicamente significativos encontrados na natureza refere-se à interação existente entre fungos e plantas.



As raízes da maioria das plantas vasculares estão associadas a fungos, no qual formam as MICORRIZAS (do grego mykes = fungo; rhiza = raiz). Os fungos, nessa associação, desempenham um papel vital na absorção de fósforo e outros nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas e também são favorecidos, pois encontram boas condições para sua sobrevivência. Sem os fungos, o crescimento dessas plantas seria praticamente impossível.   As micorrizas parecem ter desempenhado um papel fundamental no estabelecimento das plantas primitivas no ambiente terrestre. Sabemos que, na natureza, é raro encontrarmos uma planta vascular que não tenha micorrizas. Você imagina em que situação isso pode acontecer?

  Não encontraríamos micorrizas em circunstâncias nas quais os nutrientes estivessem em abundância no solo.
 Os fungos que formam associações micorrízicas são, em sua maioria, zigomicetos. As associações de fungos zigomicetos com raízes de plantas são denominadas ENDOMICORRIZAS, pois as hifas do fungo vivem no interior das células do parênquima da raiz (lembrar que parênquima é o nome que se dá a um tecido de preenchimento, assimilação e reserva encontrado nas plantas).
 As ENDOMICORRIZAS são características de ervas, arbustos e árvores.
 Em alguns grupos de coníferas e eudicotiledôneas, principalmente árvores, as micorrizas são formadas a partir da associação dessas plantas com fungos basidiomicetos e ascomicetos, formando as chamadas ECTOMICORRIZAS. Essas associações, algumas vezes, são altamente específicas, isto é, uma espécie de fungo se associa a apenas uma determinada espécie de árvore. 
Como diferenciar uma ENDOMICORRIZA de uma ECTOMICORRIZA?




  As ECTOMICORRIZAS são diferentes das endomicorrizas porque nelas as hifas do fungo não penetram nos tecidos, mas envolvem externamente a raiz da planta. As hifas do fungo liberam um hormônio que estimula a ramificação das raízes da planta, o que aumenta a área de absorção de água e sais minerais do solo.   Apesar de encontradas nos ambientes tropicais, as ectomicorrizas são especialmente características de locais com elevadas latitudes e altitudes, onde as taxas de decomposição da matéria orgânica no solo podem levar à menor disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário