(Vermes Pseudocelomados) Filo Rotifera e Filo Gastrotricha


Temática: Vermes Pseudocelomados I - Filo Rotifera, Filo Gastrotricha

Os filos de pseudocelomados têm uma pseudocele (derivada da blastocele embrionária) ao invés de um celoma verdadeiro. Possuem simetria bilateral, não segmentada e triblástica (três folhetos germinativos). O fluido pseudocélico funciona como um esqueleto hidrostático e como um meio para o transporte interno, mas encontra-se ausente um coração e os movimentos corporais circulam o fluido irregularmente.

Os pseudocelomados são um grupo heterogêneo de animais. A maioria é pequena e alguns são até microscópicos, enquanto outros são grandes. O corpo desses animais é vermiforme e a parede do corpo é composta por uma epiderme celular ou sincicial com uma cutícula espessada. Algumas vezes com mudas. A maioria das camadas musculares são compostas de fibras longitudinais e os cílios são ausentes em vários filos.

sistema nervoso é constituído por gânglios cerebrais ou um anel nervoso circum-entérico conectado ao nervo anterior e posterior. Os órgãos do sentido são poros ciliados, papilas, cerdas e alguns ocelos.
sistema digestivo é ausente em (acantocéfalos) e completo em outros animais, contém a boca, o intestino e o ânus. A faringe muscular é bem desenvolvida, apresenta um “arranjo de tubo dentro de tubo”, ou seja, o trato digestivo é geralmente como um tubo epitelial sem camada muscular definida.

Os órgãos respiratórios e circulatórios são ausentes. Enquanto que o sistema excretor apresenta protonefrídios em alguns, ainda alguns podem apresentar cloacas que recebem o produto da excreção, digestão e reprodução.

sistema reprodutor com gônadas e ductos podem ser simples ou duplos. Apresentam sexos separados, e os machos se apresentam maiores que as fêmeas, já os ovos das fêmeas são microscópicos e apresentam quitina. O desenvolvimento pode ser direto ou com um complicado ciclo de vida, constituindo uma clivagem em mosaico.

Os grupos representantes dos pseudocelomados são: Rotifera, Gastrotricha, Kinorhyncha, Nematoda, Nematomorpha, Loricifera, Priapulida, Acanthocephala e Entoprocta. Devido às semelhanças entre os cinco primeiros eles foram antigamente considerados do filo Aschelminthes. Como diferem das relações filogenéticas são consideráveis como filo separado.

FILO ROTIFERA:

Os rotíferos apresentam cílios vibráteis da extremidade anterior do corpo, os quais sugerem a rotação de rodas microscópicas. Esta área ciliada, a ausência de cílios externos em outros lugares e os movimentos da faringe mastigadora (mástax) distingue os rotíferos de todos os outros animais aquáticos microscópicos. A maioria possui menos de 1 mm de comprimento atraentes em forma e cores, de movimentos ativos. São cosmopolitas (em qualquer lugar onde as condições sejam apropriadas), habitam ambientes de água doce e alguns ocorrem mesmo nas axilas das folhas de musgo. A maioria das 1.700 espécies é de vida livre, mas algumas são fixas em tubos protetores, ou são parasitos externos ou internos e poucas são marinhas.


  As características desse filo são:

a) Simetria bilateral, sem segmentação verdadeira, 3 folhetos germinativos; corpo geralmente composto por um número fixo de células;
b) Corpo de certa forma cilíndrico, geralmente com disco ciliado anterior e "pé" bifurcado posterior;
c) Parede do corpo é um sincício revestido com cutícula endurecida (lórica); cavidade do corpo sem revestimento especial;
d) Trato digestivo com um aparelho triturador complexo, o mástax;
e) Dois protonefridios, enrolados e ramificados, com células-flama;
f) Um gânglio nervoso dorsal e nervos variados (sem cordões), órgãos sensitivos em forma de tufo ou de manchas ocelares;
g) Sexos separados; machos geralmente diminutos e degenerados ou ausentes; fêmea com ovário, vitelário e oviduto; reprodução por partenogênese e sexual; geralmente ovíparos; sem larvas.

Parasitos verdadeiros são raros entre os rotíferos. Pleurotrocha parasitica é um parasito externo e Albertia naidus um parasito interno de anelídeos de água doce, Ascomorpha vive dentro de colônias do protozoário Volvox, e Proales wernecki forma galhas microscópicas em Vaucheria, uma alga.

Rotíferos que se alimentam de algas unicelulares têm dentes curtos e largos; os que subsistem de sucos de plantas maiores têm dentes pontiagudos para perfurar as células da planta e uma faringe musculosa que funciona como um pistão para retirar os sucos; e aqueles de hábitos predatórios têm mandíbulas delgadas armadas com dentes que podem ser projetadas através da boca para agarrar os protozoários, rotíferos e outros animais usados como alimento.




Rotíferos ajudam a manter a água limpa alimentando-se de detritos orgânicos assim como de outros organismos. Por outro lado, rotíferos diversos servem de alimento para vermes e crustáceos pequenos e são uma parte importante da cadeia alimentar nas águas doces.

FILO GASTROTRICHA:


Os gastrotríquios constituem cerca de 400 espécies microscópicas de vida livre (0,07 a 2,0 mm de comprimento) comuns entre os grãos do sedimento e detritos de fundo, em águas marinhas e doces. O número de espécies divide-se aproximadamente de forma igual entre o mar e a água doce.

As características gerais são:

a) Pequenos, vermiformes, superfície ventral chata, com cílios; simetria bilateral, sem segmentação;
b) Superfície externa com uma cutícula geralmente espinhosa, escamosa ou verrucosa; epiderme sincicial;
c) Pseudoceloma reduzido a um pequeno espaço entre a parede do corpo e o trato digestivo;
d) Trato digestivo com faringe musculosa e, estômago-intestino reto, ânus posterior;
e) Sistema excretor com dois protonefrídios ou um, ou mais "glândulas ventrais";
f) Tubos adesivos de formas variadas geralmente presentes;
g) Sexos unidos ou somente fêmeas, alguns com dois tipos de ovos; desenvolvimento direto.

O corpo dos Gastrotríquios é alongado e flexível, a extremidade posterior é bifurcada e cada lobo contém uma glândula de cimento para fixação temporária. A superfície ventral chata tem duas bandas longitudinais de cílios usados para a locomoção por deslizamento e na superfície dorsal convexa há muitas escamas ou espinhos delicados. A boca é anterior, circundada por cerdas e pelos sensoriais finos. Os gastrotríquios são onívoros, e a maior parte da sua dieta é de bactérias. Ingerem o alimento pela ação de bombeamento da faringe muscular.



Em espécies de água doce somente fêmeas são conhecidas e a reprodução é partenogenética como em muitos rotíferos. As formas marinhas são monoicas. O ovário ímpar preenche quase toda a cavidade do corpo e produz de um a cinco ovos grandes, cada um envolvido por uma casca dura. Os espermatozoides produzidos no testículo são transferidos ao sistema feminino diretamente por uma estrutura semelhante a um pênis ou através de espermatóforos presos à cutícula. Os ovos saem através de um órgão X, por uma abertura distinta ou por uma ruptura da parede do corpo. Alguns ovos possuem ganchos que se fixam a objetos existentes na água. O desenvolvimento é direto e os jovens atingem a maturidade dentro de poucos dias.



Os gastrotríquios se assemelham aos rotíferos quanto ao tamanho, à presença de uma cutícula, à de uma epiderme sincicial e à de protonefrídios. O sistema digestivo, entretanto, lembra o dos nematódeos assim como as cerdas e elaborações da cutícula e os tubos adesivos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário