Objetivos Gerais de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental

O ensino de Ciências Naturais deverá então se organizar de forma que, ao final do ensino fundamental, os alunos tenham desenvolvido as seguintes capacidades:


Ø  Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;

Ø  Compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural;

Ø  Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica, e compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico-tecnológicas;

Ø  Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes;

Ø  Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

Ø  Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

Ø  Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

Ø  Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento

Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf


A estrutura da área de Ciências

É importante ter claro que a estrutura do conhecimento científico não é a estrutura da área de ensino de Ciências. 

As teorias científicas são conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, distantes do aluno em formação.

È necessário construir uma estrutura geral para esta área de ensino que favoreça a relação entre o aluno, o professor e o saber científico, na perspectiva da aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e da formação de uma concepção de ciência que considere sua relação com a tecnologia e com a sociedade.

Se é nossa intenção que os alunos se apropriem do conhecimento científico e desenvolvam autonomia no pensar e no agir, é importante conceber a relação de ensino e aprendizagem como uma relação entre sujeitos, em que cada um, a seu modo, com determinado papel, esteja envolvido na construção de uma compreensão dos fenômenos naturais e suas transformações, na formação de atitudes e valores humanos.

Cabe ao professor intervir de modo a criar condições e situações que permitam a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios dos alunos, propondo articulações entre os conceitos construídos e organizando-os como corpo de conhecimento sistematizado. Importa trabalhar também procedimentos, atitudes e valores. Observar, experimentar, comparar, estabelecer relações entre fatos ou fenômenos e ideias, ler e escrever textos informativos, organizar informações através de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos, fazer suposições ou previsões, comparar hipóteses e confrontá-las aos dados obtidos por investigação, propor e resolver problemas são competências cujo desenvolvimento possibilita a aquisição e sistematização de conhecimentos.

Atitudes de curiosidade, de respeito à diversidade de opiniões, de persistência na busca e compreensão das informações, de valorização da vida em sua diversidade, de preservação do ambiente, de apreço e respeito à individualidade e às diferenças tem lugar importante no processo de ensino e aprendizagem da área.

Um dos recursos do professor que deseja trilhar este caminho é o diálogo. Sempre que possível, lance mão de um assunto ou tema na perspectiva de valorizar o aluno e seu conhecimento e, ao mesmo tempo, contribuir para que tal saber possa ganhar novo significado. Procure saber antes o que os alunos conhecem sobre o assunto, estimule-os com perguntas, leve-os a observar o que está acontecendo, antecipar resultados, tirar conclusões e registrá-las.


Criar uma consciência Social e planetária, um movimento social que propõe mudar a relação de dominação do ser humano sobre a natureza e criar um modo de produção e de consumo respeitoso com o meio ambiente.

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