O ensino de Ciências Naturais deverá então se organizar
de forma que, ao final do ensino fundamental, os alunos tenham desenvolvido as
seguintes capacidades:
Ø Compreender
a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de
transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres
vivos e outros componentes do ambiente;
Ø Compreender
a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana,
histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e
cultural;
Ø Identificar
relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de
vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica, e compreender a tecnologia
como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos
e benefícios das práticas científico-tecnológicas;
Ø Compreender
a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem
ser promovidos pela ação de diferentes agentes;
Ø Formular
questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de
elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos
e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
Ø Saber
utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria,
transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
Ø Saber
combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta,
comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e
informações;
Ø Valorizar
o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a
construção coletiva do conhecimento
Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf
A
estrutura da área de Ciências
É
importante ter claro que a estrutura do conhecimento científico não é a
estrutura da área de ensino de Ciências.
As
teorias científicas são conjuntos de proposições e metodologias altamente
estruturados e formalizados, distantes do aluno em formação.
È necessário
construir uma estrutura geral para esta área de ensino que favoreça a relação
entre o aluno, o professor e o saber científico, na perspectiva da aprendizagem
significativa do conhecimento historicamente acumulado e da formação de uma
concepção de ciência que considere sua relação com a tecnologia e com a
sociedade.
Se é
nossa intenção que os alunos se apropriem do conhecimento científico e
desenvolvam autonomia no pensar e no agir, é importante conceber a relação de
ensino e aprendizagem como uma relação entre sujeitos, em que cada um, a seu
modo, com determinado papel, esteja envolvido na construção de uma compreensão
dos fenômenos naturais e suas transformações, na formação de atitudes e valores
humanos.
Cabe
ao professor intervir de modo a criar condições e situações que permitam a
reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios dos alunos, propondo
articulações entre os conceitos construídos e organizando-os como corpo de
conhecimento sistematizado. Importa trabalhar também procedimentos, atitudes e
valores. Observar, experimentar, comparar, estabelecer relações entre fatos ou
fenômenos e ideias, ler e escrever textos informativos, organizar informações
através de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos, fazer suposições ou
previsões, comparar hipóteses e confrontá-las aos dados obtidos por
investigação, propor e resolver problemas são competências cujo desenvolvimento
possibilita a aquisição e sistematização de conhecimentos.
Atitudes
de curiosidade, de respeito à diversidade de opiniões, de persistência na busca
e compreensão das informações, de valorização da vida em sua diversidade, de
preservação do ambiente, de apreço e respeito à individualidade e às diferenças
tem lugar importante no processo de ensino e aprendizagem da área.
Um dos
recursos do professor que deseja trilhar este caminho é o diálogo. Sempre que
possível, lance mão de um assunto ou tema na perspectiva de valorizar o aluno e
seu conhecimento e, ao mesmo tempo, contribuir para que tal saber possa ganhar
novo significado. Procure saber antes o que os alunos conhecem sobre o assunto,
estimule-os com perguntas, leve-os a observar o que está acontecendo, antecipar
resultados, tirar conclusões e registrá-las.
Criar uma consciência
Social e planetária, um movimento social que propõe mudar a relação
de dominação do ser humano sobre a natureza e criar um modo de produção e de
consumo respeitoso com o meio ambiente.
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