Desenvolvimento Embrionário

Na última parte da fecundação, o pró-núcleo feminino e o pró-núcleo masculino, perdem a membrana nuclear (carioteca), duplicam o DNA e transformam-se num conjunto completo e único de cromossomos, que se organizam no fuso (fig. 1).


Fig.1 – Figura esquemática mostrando o fuso ao qual se ligam os cromossomos após a união do pró-núcleo feminino com o masculino.


Esses cromossomos dividem-se e cada cromátide-irmã desloca-se em direção ao centrossomo voltando assim a um número normal (diplóide) de cromossomos da célula somática. Concomitantemente forma-se um sulco profundo na superfície celular, que gradativamente se aprofunda dividindo o citoplasma em duas partes (fig. 2 - A). Cada célula do zigoto humano contém 46 cromossomos, isto é o número diplóide (fig. 2 B).
As consequências principais da fertilização são:
1)    Volta ao número diplóide de cromossomos;
2)    Determinação do sexo do zigoto;
3)    Inicio de uma série de divisões mitóticas conhecidas pelo nome de segmentação.


 
Fig.2 – Figura esquemática mostrando: (A) cromossomos duplicados após a união do pró-núcleo feminino com o masculino com cada metade (cada cromátide-irmã) dirigindo-se, para um dos pólos da célula (centrossomo). (B) O zigoto já dividido em 2 células-filhas, os blastômeros.


A fecundação é apenas o passo inicial do desenvolvimento de um organismo multicelular. Em todas as espécies animais conhecidas isto começa por uma série de divisões mitóticas do zigoto, chamada de clivagem. Por meio das sucessivas clivagens, o enorme volume do citoplasma do ovo é dividido em numerosas células menores. Estas células da fase de clivagem são chamadas blastômeros (fig.2B).

A embriogênese animal caracteriza-se por uma sucessão de fenômenos na seguinte ordem:
a) segmentação ou clivagem,
b) gastrulação;
c) organogênese.
Segmentação ou Clivagem
Logo após a fecundação, o zigoto (célula-ovo) começa a se dividir por mitose. A essas divisões iniciais do zigoto dá-se o nome de segmentação ou clivagem (de clivar = partir).
Cada uma das células resultantes da clivagem denomina-se blastômero. À medida que as mitoses se sucedem, os blastômeros diminuem de tamanho, de modo que o tamanho do embrião com 16, 32 ou mais células é praticamente igual ao tamanho do zigoto inicial (fig. 3).
O aspecto do embrião, após sucessivas divisões, é o de uma pequena amora e recebe o nome de mórula é o primeiro estágio embrionário (FIG. 3).


Fig. 3. Esquema do desenvolvimento do zigoto desde a fase de duas células até mórula. A fase de duas células é alcançada aproximadamente após 30 horas; a fase de quatro células, cerca de 40 horas após a fecundação; a de doze até dezesseis células, aproximadamente 4 dias. Durante este período os blastômeros apresentam-se envolvidos pela zona pelúcida que desaparece quando o zigoto está pronto para a implantação depois de 4 dias (extraído e modificado de LANGMAN & SADLER, 1997).



O ritmo das mitoses depende da quantidade e distribuição de vitelo no ovo. De um modo geral, é mais lento na região em que se concentra maior quantidade de vitelo (POLO VEGETATIVO) e mais rÁpido (maior velocidade das divisões celulares) no pólo onde tem menos vitelo (PÓLO ANIMAL) - geralmente o vitelo inibe a clivagem. O núcleo do zigoto é frequentemente deslocado em direção ao pólo animal.
Em zigotos com relativamente pouco vitelo (ovos isolécitos e mesolécitos), a clivagem é HOLOBLÁSTICA. Já os zigotos que contém grande acúmulo de vitelo sofrem clivagem MEROBLÁSTICA, em que somente uma porção do citoplasma é clivada. A clivagem meroblástica pode ser DISCOIDAL ou SUPERFICIAL.

Pela presença maior ou menor de vitelo e, sua distribuição no ovo, à segmentação pode ser total (holoblástica) ou parcial (meroblástica). 



Nenhum comentário :

Postar um comentário