Padrões de Clivagem

Vamos aprender sobre os tipos de clivagem existentes no desenvolvimento embrionário. 

A) clivagem HOLOBLÁSTICA ou segmentação TOTAL

Quando ocorre a divisão total do zigoto, dizemos que a clivagem é Holoblástica e, pode variar de acordo com o tamanho e posição dos blastômeros resultantes.

Quanto ao tamanho dos blastômeros, a segmentação holoblástica pode ser de dois tipos: total e igual ou total e desigual (fig.1).

- Segmentação Total e Igual: é aquela em que os blastômeros são do mesmo tamanho. Ocorre em ovos oligolécitos, como os de equinodermas (ouriços-do-mar).

- Segmentação Total e Desigual: caracteriza-se por apresentar blastômeros de tamanhos diferentes. Formam-se blastômeros de pequeno tamanho, denominados micrômeros e blastômeros de maior tamanho, denominados macrômeros. Esse tipo de segmentação ocorre principalmente em ovos telolécitos incompletos.


 
Fig.1 – Figura esquemática de uma mórula apresentando clivagem (segmentação) holoblástica total igual e desigual.



Quanto à disposição desses blastômeros, a segmentação holoblástica pode ser: total radial ou total espiral. Essa subdivisão é feita porque durante a divisão os blastômeros se organizam em posições diferentes uns em relação aos outros.

- Clivagem Holoblástica Radial (ou Segmentação Total e Radial): caracteriza-se por alternância de divisões em planos horizontais e verticais a partir do ovo. A primeira clivagem é vertical desde o pólo animal até o pólo vegetativo (formam-se 2 blastômeros). A segunda também é vertical e formam-se 4 blastômeros. A terceira divisão é horizontal, no qual irá formar 8 células. A partir daí segue-se divisões verticais e horizontais até a formação da blástula (fig. 2).


 
Fig. 2 – Figura esquemática de uma clivagem holoblástica (total) radial.



- Clivagem Holoblástica Espiral (ou Segmentação Total Espiral): A segmentação total e espiral ocorre com ovos heterolécitos como os de anelídeos e moluscos. Nela, em vez de divisões horizontais e verticais alternadas, observam-se divisões em planos oblíquos em relação ao eixo do ovo. Em conseqüência os micrômeros aparecem formando um ângulo de mais ou menos quarenta e cinco graus com os macrômeros.

B) clivagem Meroblástica (ou segmentação parcial)
Segmentação Meroblástica ou parcial é a divisão parcial da célula-ovo. Ocorre em ovos que apresentam muito vitelo. Nesse caso, o pólo onde se localiza o vitelo não entra em divisão. A segmentação pode ser de dois tipos: parcial discoidale parcial superficial.
- Segmentação Parcial Discoidal: ocorre em ovos telolécitos completos como os de aves. As divisões ocorrem apenas na região do pólo animal, pois o pólo vegetativo não participa da divisão. Ao final, os blastômeros resultantes formam um disco denominado blastodisco, o qual posteriormente formará o embrião (fig. 7).
- Segmentação Parcial Superficial: ocorre nos ovos centrolécitos como os de insetos. O núcleo se divide e os núcleos resultantes migram para a periferia do ovo. Nesse local, são envolvidos por membranas celulares, formando uma camada de células, a blastoderme, que envolve o vitelo (fig. 3).



 
Fig. 3 – Figura esquemática de uma clivagem meroblástica discoidal (Parcial discoidal - A) e meroblástica superficial (parcial superficial) em (B).



A clivagem é um processo muito bem coordenado, sujeito a regulação genética. O padrão de clivagem embrionária é particular para cada espécie, sendo determinado pelos seguintes parâmetros:
- Quantidade e distribuição de vitelo no citoplasma;
- Fatores do citoplasma do ovo que influenciam o ângulo do fuso mitótico e o ritmo de sua formação.

Como você pôde perceber, a formação do embrião é bastante complexa, porém um mecanismo bem orquestrado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário