Cruzamentos Diibridos

O que vamos ver agora é como calcular a ocorrência de 2 ou mais eventos simultâneos de uma só vez.

Quais são as proporções genotípicas e fenotípicas obtidas do cruzamento de dois duplo-heterozigotos CcRr, onde o gene C caracteriza a pessoa destra e o gene c a canhota, e o gene R ter Rh+ e o gene r Rh-. Resolvendo:








Como você percebeu após a geração P nós colocamos a letra G (gametas), cujo resultado foi obtido cruzando-se os genes C e c com R e r, ou seja, aplicando-se uma primeira lei de Mendel em P. Em seguida colocamos os resultados em uma tabela, como se fosse um jogo de batalha naval, e cruzamos os resultados das linhas com as colunas, como demonstrado acima.








Podemos definir que sempre que tivermos o cruzamento entre dois duplo-heterozigotos (também chamados diíbridos) teremos a proporção 9:3:3:1. Em outros cruzamentos diferentes, o número dos tipos de gametas que podem ser produzidos é menor, o que reduz também o tamanho do quadro mostrado acima, dando menos trabalho de ser feito. Existem casos em que o quadro pode ser resumido em apenas uma linha, como por exemplo, o cruzamento entre um indivíduo AaBb com outro aabb. Observe:







Como vimos, estes tipos de cruzamentos parecem, à primeira vista, de difícil resolução, mas com a prática isso se torna mais simples e lógico.











Um comentário :