Monoibridismo

Vamos retomar o assunto dos cruzamentos das ervilhas de Mendel, que deu origem à atual base de compreensão da genética. Toda essa parte da genética que estamos estudando é chamada de Genética Clássica (conhecida por alguns também como Genética Mendeliana). Mais para o final do curso de Genética vamos falar sobre a Genética Moderna, que envolve os conceitos de Genônica, Sequenciamento, Genética Molecular e outros.
Retomando: Mendel cruzou duas variedades de ervilhas puras, uma com sementes verdes e outra com sementes amarelas e obteve, em F1, 100% de plantas com ervilhas amarelas. Assim, chamou a característica que não apareceu em F1 de recessiva (no caso a cor verde) e de dominante a característica que apareceu em F1, no caso a cor amarela da semente.
Quando realizou autofecundação de F1 voltaram a aparecer, em F2, as plantas com sementes verdes, na proporção 3:1 (para cada 3 sementes amarelas existe 1 verde). Nesse momento vamos avançar no sentido de como os caracteres realmente se transmitem aos descendentes, uma vez que já sabemos a respeito dos gametas.
Como ficou claro, um indivíduo é formado pela união de 2 células (os gametas) que contém todas as instruções para a formação desse indivíduo, ou seja, tanto o macho quanto a fêmea tem contribuição igual na formação desse ser. Como são dois os envolvidos na formação do novo ser, devemos trabalhar com dois conjuntos de instruções, um conjunto paterno e outro conjunto materno.
A partir de agora vamos usar letras que passarão a representar uma dada característica dos indivíduos, sendo que cada letra representa a herança adquirida de um dos genitores. A letra maiúscula representa o caráter que se manifesta durante as gerações no indivíduo, o mesmo que Mendel chamou de dominante e a letra minúscula representa o caráter recessivo, aquele que não se manifesta no indivíduo.
Tomando como exemplo a letra a para uma dada característica podemos ter as seguintes combinações nas células de um indivíduo;
AA, Aa, aa
Como podemos observar existem 3 possíveis combinações para qualquer tipo de característica (consideramos que Aa e aA são a mesma coisa, uma vez que a ordem dos fatores não altera o produto final). O indivíduo AA apresentará a característica pertencente ao gene A; o indivíduo Aa também apresentará a característica pertencente ao gene A, mesmo tendo o gene a, uma vez que este só irá se manifestar se estiver em dose dupla, que ocorre com o indivíduo aa.
Voltando mais uma vez ao exemplo das ervilhas, a primeira decisão a ser tomada é a escolha da letra a ser utilizada em nosso problema. A letra escolhida, por convenção, é a letra da característica recessiva. Dessa maneira, para resolver o problema das ervilhas de Mendel, iremos utilizar a letra v, (pois o caráter recessivo é verde).
A letra a ser utilizada na resolução é a letra que representa a característica recessiva
Portanto, a resolução do problema inicial de Mendel seria a seguinte: como F1 eram linhagens puras, uma verde (vv) e outra amarela (VV), ao se cruzar os genes temos que 100% das novas planta terão sementes amarelas (Vv), observe:



Analisando a tabela acima, podemos ver que o único resultado possível de F1 é ser 100% Aa, uma vez que a planta 1 só pode doar o gene A e a planta 2 somente o gene a, portanto, só podem existir plantas Aa. Quando essas plantas são autofecundadas elas dão origem a uma prole que é 25% AA, 50% Aa e 25% aa. Isso é feito da seguinte maneira:
Em um lado (linha) colocamos os genes Aa em colunas diferentes (em azul) e na coluna colocamos os outros genes Aa em linhas diferentes (em vermelho). Ai virou um jogo de batalha naval! É só misturar o gene que se encontra em uma linha com sua respectiva coluna! Fácil.




Em relação à proporção, temos ¼ AA que nos dá 0,25. Quando multiplicamos esse resultado por 100 temos um valor expresso em porcentagem (a famosa regra de 3). Em relação a Aa, temos 2/4, que é a mesma coisa que ½, ou seja, meio, ou 50%. Em relação a aa temos os mesmos ¼ e, portanto, 25%.

Agora ficou claro como Mendel explicou os resultados obtidos durante os anos de cruzamentos. Todas as plantas que apareceram em F1 eram Aa. Assim, como o gene a não se manifesta e A sim, todas as plantas tinham sementes amarelas. Como existe uma possibilidade de 25% de aparecer sementes verdes em F2, elas voltam a aparecer numa proporção de 3:1.

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