Vamos retomar o assunto dos cruzamentos das ervilhas de Mendel, que deu
origem à atual base de compreensão da genética. Toda essa parte da genética que
estamos estudando é chamada de Genética Clássica (conhecida por alguns também
como Genética Mendeliana). Mais para o final do curso de Genética vamos falar
sobre a Genética Moderna, que envolve os conceitos de Genônica, Sequenciamento,
Genética Molecular e outros.
Retomando: Mendel cruzou duas variedades de ervilhas puras, uma com
sementes verdes e outra com sementes amarelas e obteve, em F1, 100% de plantas
com ervilhas amarelas. Assim, chamou a característica que não apareceu em F1 de
recessiva (no caso a cor verde) e de dominante a característica que apareceu em
F1, no caso a cor amarela da semente.
Quando realizou autofecundação de F1 voltaram a aparecer, em F2, as
plantas com sementes verdes, na proporção 3:1 (para cada 3 sementes amarelas
existe 1 verde). Nesse momento vamos avançar no sentido de como os caracteres
realmente se transmitem aos descendentes, uma vez que já sabemos a respeito dos
gametas.
Como ficou claro, um indivíduo é formado pela união de 2 células (os
gametas) que contém todas as instruções para a formação desse indivíduo, ou
seja, tanto o macho quanto a fêmea tem contribuição igual na formação desse
ser. Como são dois os envolvidos na formação do novo ser, devemos trabalhar com
dois conjuntos de instruções, um conjunto paterno e outro conjunto materno.
A partir de agora vamos usar letras que passarão a representar uma dada
característica dos indivíduos, sendo que cada letra representa a herança
adquirida de um dos genitores. A letra maiúscula representa o caráter que se
manifesta durante as gerações no indivíduo, o mesmo que Mendel chamou de
dominante e a letra minúscula representa o caráter recessivo, aquele que não se
manifesta no indivíduo.
Tomando como exemplo a letra a para uma dada característica podemos ter
as seguintes combinações nas células de um indivíduo;
AA, Aa, aa
Como podemos observar existem 3 possíveis combinações para qualquer tipo
de característica (consideramos que Aa e aA são a mesma coisa, uma vez que a
ordem dos fatores não altera o produto final). O indivíduo AA apresentará a
característica pertencente ao gene A; o indivíduo Aa também apresentará a
característica pertencente ao gene A, mesmo tendo o gene a, uma vez que este só
irá se manifestar se estiver em dose dupla, que ocorre com o indivíduo aa.
Voltando mais uma vez ao exemplo das ervilhas, a primeira decisão a ser
tomada é a escolha da letra a ser utilizada em nosso problema. A letra
escolhida, por convenção, é a letra da característica recessiva.
Dessa maneira, para resolver o problema das ervilhas de Mendel, iremos utilizar
a letra v, (pois o caráter recessivo é verde).
A letra a ser utilizada na resolução é a letra que representa a
característica recessiva
Portanto, a resolução do problema inicial de Mendel seria a seguinte:
como F1 eram linhagens puras, uma verde (vv) e outra amarela (VV), ao se cruzar
os genes temos que 100% das novas planta terão sementes amarelas (Vv), observe:
Analisando a tabela acima, podemos ver que o único resultado possível de
F1 é ser 100% Aa, uma vez que a planta 1 só pode doar o gene A e a planta 2
somente o gene a, portanto, só podem existir plantas Aa. Quando essas plantas
são autofecundadas elas dão origem a uma prole que é 25% AA, 50% Aa e 25% aa.
Isso é feito da seguinte maneira:
Em um lado (linha) colocamos os genes Aa em colunas diferentes (em azul)
e na coluna colocamos os outros genes Aa em linhas diferentes (em vermelho). Ai
virou um jogo de batalha naval! É só misturar o gene que se encontra em uma
linha com sua respectiva coluna! Fácil.
Em relação à proporção, temos ¼ AA que nos dá 0,25. Quando multiplicamos
esse resultado por 100 temos um valor expresso em porcentagem (a famosa regra
de 3). Em relação a Aa, temos 2/4, que é a mesma coisa que ½, ou seja, meio, ou
50%. Em relação a aa temos os mesmos ¼ e, portanto, 25%.
Agora ficou claro como Mendel explicou os resultados obtidos durante os
anos de cruzamentos. Todas as plantas que apareceram em F1 eram Aa. Assim, como
o gene a não se manifesta e A sim, todas as plantas tinham sementes amarelas.
Como existe uma possibilidade de 25% de aparecer sementes verdes em F2, elas
voltam a aparecer numa proporção de 3:1.
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